Real Beauty

Ellen Muniz - Make Up - Mônica Felix

Ellen Muniz - Make Up: Mônica Felix

Seguindo uma linha pessoal de trabalho e que hoje é muito discutida na internet e no mundo da fotografia em geral vou eventualmente produzir trabalhos com a chamada “beleza real” ou Real Beauty.

O Photoshop desde sempre foi ferramenta de edição de imagens. Poderosa e que muitas vezes cai no mal uso por profissionais e “profissionais” que fazem uso dele, além do pessoal da “mulinha”, blogs coloridos etc.
Acredito que existe um mercado que vende padrões de beleza e esperam que estes padrões sejam seguidos, ou seja, comprados por suas (e seus) seguidores.

Acontece que essa beleza comercial das propagandas como todos sabem está muitas vezes longe de ser padrão de qualquer coisa pois não é atingida pelos simples mortais ou por quem não passa pela mesa cirúrgica de um programa de edição.

Na outra mão disso está a fotografia de qualidade, uma luz trabalhada, estudada junto à fisionomia de cada pessoa retratada para pode trazer o melhor dela sem a necessidade agressiva de edições. Aliado a tudo isso é necessário quando for o caso de se fazer uso de PROFISSIONAIS de maquiagem e cabelo bem como produtores para roupas etc.

Não tem como negar que uma maquiagem muito bem feita faz toda a diferença em uma fotografia ou vídeo. O bom profissional desta área sabe distinguir de forma coerente o seu trabalho, hora para fotografia, hora para vídeo ou para uma festa à noite ou até casualmente no dia-a-dia.

Muitos fotógrafos que conheço não têm parcerias com maquiadores profissionais ou sequer conhecem um. Pelo que foi falado acima sobre tipos de maquiagem para dia, noite, video, foto, etc. É NECESSÁRIO que você procure conhecer alguém que realize este trabalho pra você.

Não venha com conversa que seu cliente vai fazer o make num salão chique da cidade ou vai dar uma passadinha na casa da irmã para fazer o make. Na grande MAIORIA dos casos NÃO FUNCIONA! E não funciona porque estas pessoas por mais que trabalhem o dia todo com makes em salão de beleza não estão ligados muitas vezes ao mundo da fotografia.

Existe uma diferença considerável entre uma maquiagem para sair na rua e outra para ser feita num estúdio. Esse feeling que o bom maquiador tem é que traz toda a diferença e potencial ao seu trabalho. O maquiador é seu parceiro de trabalho e não deveria NUNCA deixar de ser convidado e estar incluso em qualquer orçamento seu.

Quando seu cliente vai ao “Cabelereiro” fazer uma maquiagem antes de ir ao estúdio ele não sabe que tipo de luz pensa em usar, se vai ser externa com luz natural, luz dura ou suave. Em geral ele não entende do processo e antes de tudo nem está envolvido nisso.

Porque não convida esse colega do salão de beleza para acompanhar uma sessão de fotos ou passar um dia no estúdio? Assim ele começa a entender como as coisas funcionam. E quem sabe talvez você possa valorizar mais o trabalho deste profissional ou perceber que ele não tem o tal feeling.

O maquiador de verdade se envolve desde o começo com o seu cliente/modelo e deve ser a pessoa que começa e termina o trabalho junto com você, pois a maquiagem conforme o tempo passa começa a se desgastar e precisa de retoques, é normal!

Sempre que possível o maquiador(a) que trabalha comigo conhece o cliente antes do dia das fotos, quando isso não acontece envio pelo menos uma foto da modelo e um briefing de como será o dia do ensaio e detalhes como locação, finalidade da foto, etc. Isso facilita o trabalho deles e permite que seja estudado antes o tipo e tom de pele, quais makes podem ser interessantes etc.

Muitos fotógrafos me perguntam como algum “tal” resultado é obtido e a grande maioria só quer saber como foi feito o esquema de luz, acreditando que aquilo vai trazer um resultado igual se ele replicar no estúdio ou com o cliente dele. E estão enganados!

São tantas sutilezas que fazem um resultado ser bom! É um grupo de fatores que devem ser controlados e muito bem entendido entre os envolvidos no dia das fotos. Que seja o casal de noivos que você irá fotografar, as três sobrinhas, modelo de agência ou TOP. O processo e dedicação deve ser o mesmo.

Claro que como neste exemplo ter uma pele linda faz a diferença mas não é privilégio de todos!

Voltando às fotos.

Por muita coincidência fui convidado na semana passada pela maquiadora e amiga Mônica Felix para fotografar o make que ela apresentou para o concurso Maquiadores do Brasil da Natura.

O principal requisito do concurso é justamente não ter em hipótese alguma qualquer edição ou pós-produção na imagem, ou seja SEM PHOTOSHOP!!!

Topei o desafio na hora e fomos atrás de uma modelo de rosto! Conversamos com a Ellen Muniz, modelo experiente que topou fazer o trabalho com a gente.

Na última quarta 17 de Junho nos reunimos no estúdio para um sessão de maquiagem e fotos. A Mônica já tinha visto fotos da Ellen e fez alguns desenhos com idéias que criou para o make e então mãos a obra.

Assim como todo trabalho bem feito o da Mônica não deixaria de ser diferente. O make final pode parecer simples aos olhos dos leigos ou menos avisados, mas NÃO É!

Existe todo um processo de preparação da pele da modelo, para que depois seja feita os detalhes e toques sutis que fazem A diferença no final. Depois disso tudo entram as cores, rímel, batons, etc.

Este trabalho durou cerca de 1 hora para ser concluído antes que eu fizesse qualquer teste com a Ellen no estúdio.

Ellen antes do make e começo do trabalho da Mônica.

Ellen antes do make e começo do trabalho da Mônica.

últimos detalhes

detalhes do make, preparando a pele.

02

detalhes do make, acertando sombrancelhas.

E agora estávamos prontos para os primeiros testes de luz já no estúdio para fazer os acertos finais de make como seguem nas fotos.

Nesta primeira foto da Ellen de cabelo solto pode-se perceber que ainda não tinha colocado o terceiro ponto de luz abaixo do rosto dela.

03

retoques finais até o teste do primeiro esquema de luz com cabelo ainda solto.

Na foto abaixo percebe-se uma diferença considerável na textura da pele e também como ficou suave as marcas de expressão após utilizar um terceiro ponto de luz abaixo do rosto.

Apesar disso ainda é visível no olho esquerdo (lado direito da foto) a chamada “olheira” que nesta caso nada mais é que uma sombra projetada por causa da luz. Isso pode ser resolvido de várias formas, em geral o mais simples é inclinar um pouco o rosto da modelo para a altura e lado onde encontra-se a luz principal.

Mas neste caso em especial eu não poderia ter ângulos no rosto por exigência do concurso, é necessário uma foto frontal da modelo. A forma de resolver veio da própria Mônica autora do make de neutralizar isso com um pouco de make.  Na segunda foto uma correção na sombrancelha.

04

teste já com a luz final antes de prender o cabelo e a mônica fazer o último retoque.

Abaixo o resultado final do make e luz EXATAMENTE como saiu da máquina fotográfica.

Assim com as fotos acima e do making-of NÃO HOUVE em nenhum momento manipulação das imagens para suavizar pele, clarear olhos, realçar contornos, acrescentar ou tirar detalhes do rosto da modelo.

Clicando na imagem abaixo vocês podem conferir em detalhe um crop maior da foto original.

Ellen Muniz · Beleza: Mônica Felix · ©2009 alessandrodias.com

Ellen Muniz · Beleza: Mônica Felix · (clique para ver detalhes)

E sobre a primeira foto em PB lááá em cima, é o mesmo processo, sem photoshop. Optei por “revelar” em PB através do LR. Ali foi usado somente as luzes de modelagem para iluminar a modelo, esse realce todo do rosto foi conseguido usando 2.0 de abertura do diafragma.

Não deixe de comentar!

Mais informações sobre como estas fotos foram feitas aqui no making-of.

Anúncios

15 Responses to “Real Beauty”


  1. 1 Rodrigo Faria 25/06/2009 às 11:37 AM

    Oi Alessandro, parabéns pelo trabalho. Bom ver que existe profissionais na cidade que estão fora da “zona de conforto” e que buscam a superação baseado em conhecimento sólido.

    Não me interesso nem um pouco por Moda, mas seu trabalho de “strobista” me chamou a atenção. Parabéns.

    Quanto ao uso do Photoshop ou não essa é uma questão polêmica, mas acho que qualquer tipo de intervenção, seja com maquiagem, luz, filtros, lentes ou photoshop, pode ser tão complexa e interessante quanto sua imaginação chegar. O bom profissional sabe fazer o “bom uso” de tudo isso em prol da sua criatividade e da “arte”.

    Li o seu post anteiror sobre a valorização do fotógrafo, acho que esse tipo de criatividade que você busca é diretamente proporcional ao tipo de cliente que você quer do seu lado. Eu enfrento esse dilema sempre, mas é esse tipo de postura que vai fazer com que você continue evoluindo como profissional e empresário.

    Parabéns pelo trabalho. Estou esperando meus equipamentos novos chegarem e logo trocaremos algumas idéias de off-camera shooting. Abraços.

    • 2 alessandro 28/06/2009 às 10:56 AM

      Olá Rodrigo! Um conterrâneo aqui no BLog! Valeu a visita.
      O Photoshop é como sempre opção de quem quer. Mas acredito que deveria ser opção de quem SABE… entende? Quero trazer sempre mais informações neste sentido esperando ajudar o mercado a crescer com profissionais descentes e capacitados. Colocação interessante sobre o post da valorização do fotógrafo.
      E os flashes chegando é só falar! Quando eu puder vou comprar outros! abs

  2. 3 Michelle 25/06/2009 às 11:49 AM

    Acho muito bacana isso, ainda mais numa época em que qualquer fotógrafo mediano com um bom conhecimento de photojorge acaba se destacando.

  3. 5 Renato Picarelli 25/06/2009 às 12:24 PM

    Bom dia Alessandro. Estou inciando na fotografia e estou aprendendo muitas coisas. Também acompanho o blog da Monica que é excelente. Alías foi de lá que vi o link para seu blog e pude ter contato com todas as informações e dicas que vc disponibiliza aqui. O ensaio fico show. Uma parceria que com certeza rendeu um excelente trabalho. Parabéns aos dois.

    • 6 alessandro 28/06/2009 às 10:49 AM

      Que feliz surpresa saber que veio do Blog da Mônica até aqui Renato! Valeu a visita! O trabalho da mônica pelo que já viu dispensa comentários. E aqui no blog procuro sempre trazer algo novo e diferente do que temos visto por aí. Volte mais vezes que novidades virão! abs

  4. 7 Nívea Ferreira 25/06/2009 às 1:19 PM

    Olá….Não entendo nada de fotografia, as adoro admirar bons profissionais dessa arte..Parabéns pelo trabalho, lindo, lindo, lindo….

  5. 9 pupottina 25/06/2009 às 1:36 PM

    Yo soy muy Pupottina. Yo soy italiana, pero yo he decidido de aprender el español con un blog. Puedo averti entre mis amigos?

  6. 10 Vivi (admiradora nº 1) 25/06/2009 às 5:00 PM

    Realmente ficou lindo. Mas o fotógrafo e a modelo ajudam, né? Queria ver um make perfeito, TOTALMENTE sem photoshop dar certo em “gente como a gente”, se é que você me entende…

    Te amo, maninho!

    Beijos!

    • 11 alessandro 28/06/2009 às 10:44 AM

      Oi vivi! Claro que a modelo ajudou e ajuda muito, estamos falando e escrevi sobre fotografia de beleza. No dia-a-dia o make continua fazendo toda a diferença em conjunto com o fotógrafo. O problema não é usar o Photoshop e sim como usa-lo! =)
      Mais uma vez obrigado pela visita!! Bjosss e feliz aniversáriO!!! =)

  7. 12 Saulo Cruz 25/06/2009 às 11:03 PM

    Grande Alessandro,

    O que comentar? Aqui eu só tenho a ouvir… só tenho a aprender!!

    (já coloquei uma estrelinha pra você no orkut? hehehe)

    Abraço!

  8. 14 Fabi 10/07/2009 às 7:48 PM

    Tudo bom Alessandro?

    Conheci teu blog através do Blog da Monica que acompanho sempre. Nao entendo nada de de fotografia, mais o trabalho dos dois ficou belissimo! Parabens!!!!!

    Beijao pra vc!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




junho 2009
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

categorias

photos from flickr

estatísticas do blog

  • 16,822 acessos e contando...

novidades via twitter


%d blogueiros gostam disto: