10 cliks só, nem vai tomar mt seu tempo

Whattheduck.net

Whattheduck.net

E assim começa mais uma tarde de conversas online………!

Estamos falando de alguma agência de SP (que não conheço) e do SPFW. E estamos falando também do segundo lugar (modelo) no concurso ELITE Models 2007.

Cada entrada no SPFW geralmente paga uma grana considerável para models ‘wanna be‘. A agência sempre ganha algo com isso e quem paga o pato é o MF (Mother Fucker) fotógrafo!?!?

What the fuck is going on!!?!?

Pediram umas fotinhas que nem ”vai tomar MUITO meu tempo, 10 cliks…..!” é rápido e não doi

É por esta e outras que escrevemos coisas como o post da semana passada Your Images are needed.

O mercado está sempre tentando os  menos desavisados a manter viva essa sede insaciável por material de qualidade a custos míseros ou gratuitos…!

De agora em diante sempre que houver uma proposta nesse sentido colocarei no blog e vamos ver até onde isso vai.

Se colegas de profissão e fotógrafos que estão começando fizessem o mesmo, a tendência natural seria com o passar dos meses, talvez anos acabar com essa conversa mole de agências, agentes, clientes e afins.

O tal modelo é um cara muito bacana, bonito e com certeza rende (e já rendeu no passado) portfólio, só que no momento não é o que preciso, e mesmo que fosse o caso de usar a imagem dele para criar um material para meu portfólio eu não iria simplesmente ceder isso à qualquer agência ou cliente só porque o acordo entre o modelo e eu não envolveu dinheiro. Ele ganha algumas fotos e eu ganho material, justo o suficiente. Minha produtora recebe por isso e minha maquiadora também.

Não sou parceiro de trabalho dessa agência, não conheço, nunca recebi clientes nem indicações.

Essa (como qualquer outra) agência tem faturamento, ela paga seus funcionários, recebe X% dos trabalhos dos modelos, em geral os funcionários recebem comissão por vender os modelos.

Fazemos o que podemos, quando podemos. Quando é interessante para os dois lados.

Esse fim de semana mesmo convidei uma modelo para fazer umas fotos aqui no estúdio, troca direta de favores entre a modelo e eu. Ela fica com algumas fotos, eu consigo produzir umas idéias, testar equipamentos, setups de luz e ainda faço material novo para o portfólio eventualmente.

Entendam que negar propostas deste tipo não é vergonhoso ou coisa parecida. É saber valorizar o que você é.

Não houve sequer uma proposta, e a ‘vendedora’ (booker) da agência ainda fala (que humilde) que quem está pedindo é ela, provavelmente nem ela mesma consiga enxergar que ela está sendo manipulada pela agência, ou é realmente cara de pau de fazer entender que a única beneficiada seria ela em ter 10 fotinhas para fazer um composite para o SPFW.

E quem vai pagar esses composites é a booker também? Tudo por causa do modelo…. SÓ pro SPFW, só isso.

SPFW hoje, VOGUE, FHM, ELLUS, CK, VOLKS, GM, PUBLICIDADES, EDITORIAIS etc amanhã e assim por diante.

Quanto dinheiro essas 10 fotinhas podem ou poderão gerar para a tal agência?

‘Pare de ser pedinte!! Pare de aceitar esmolas!’

Abaixo a conversa na íntegra, em negrito os detalhes sórdidos.

*Os nomes (menos o meu, claro!) foram trocados para preservar os envolvidos.

*RONILDA says (15:07):
oi ale!!
*RONILDA says (15:07):
tudo bem com vc??
alessandro says (15:08):
oi *RONILDA!!!
alessandro says (15:08):
qt tempo
alessandro says (15:08):
tudo ótimo e vc?
*RONILDA says (15:08):
to bem tb graças a deus
*RONILDA says (15:08):
ale deixa eu te pedir um favor??
alessandro says (15:09):
sim claro
*RONILDA says (15:09):
eu to trabalhando em uma agencia aqui em sp
*RONILDA says (15:09):
e to precisando de uns clicks do *KLEBER pra ontem
*RONILDA says (15:09):
serpa que tem como vc quebrar essa pra mim???
*RONILDA says (15:09):
nao precisa de nada d+ regatinha branca
*RONILDA says (15:09):
uma coisa meio CK
*RONILDA says (15:10):
bem clean
*RONILDA says (15:10):
só que eu precisava disso essa semana ainda
*RONILDA says (15:10):
pq preciso rodar uns composites pra semana que vem
*RONILDA says (15:10):
pra poder apresentar ele para o SPFW
alessandro says (15:11):
o *KLEBER MACHADO?
*RONILDA says (15:11):
é
alessandro says (15:11):
a *outra agência em bsb* não tem isso la (aqui) não?
*RONILDA says (15:11):
é pq precisa ser atual
*RONILDA says (15:12):
10 cliks só
*RONILDA says (15:12):
nem vai tomar mt seu tempo
*RONILDA says (15:12):
rs (OLHA A RISADINHA!!) PQP
alessandro says (15:14):
(nada contra vc……! viu? )
mas vc ja deve ter ouvido falar (ou não) que eu sou um dos mais chatos com essa conversa de “rapidinho” “10 clicks” “etc”.
porque eu sei que tem alguem que vai ganhar dinheiro com isso e porque não o cara que vai fotografar também?
alessandro says (15:14):
ou a *agência de sp* tem planos de pagar por isso?
*RONILDA says (15:15):
nao ale
*RONILDA says (15:15):
eu que to pedindo
*RONILDA says (15:16):
na verdade eu pedi pra *CLAUDÊNCIA (de brasília) pola
*RONILDA says (15:16):
mas vc sabe que a qualidade fica uma merda
alessandro says (15:16):
ela falou comigo semana passada
*RONILDA says (15:16):
mas se nao der tudo bem
*RONILDA says (15:16):
entendo que nao é nad conta a minha pessoa
*RONILDA says (15:16):
rs
alessandro says (15:20):
que bom…….
mas vc quem pede e outros ganham… esse dilema pra mim é crucial…..
*RONILDA says (15:20):
entendi
*RONILDA says (15:20):
tudo bem entao
*RONILDA says (15:20):
obrigada mesmo assim ale
*RONILDA says (15:20):
=)

*Os nomes (menos o meu, claro!) foram trocados para preservar os envolvidos.

E então, o que pensam vocês?

Deixem seus comentários e opiniões aqui.

Sintam-se a vontade para divulgar à seus amigos e colegas, desde que sempre mantendo os créditos.

abs

alessandro dias

13 Responses to “10 cliks só, nem vai tomar mt seu tempo”


  1. 1 Rafael Ramos 12/05/2009 às 4:32 PM

    É, acontece mesmo.

    Eu nego e não faço. Ponto final.

    • 2 alessandro 12/05/2009 às 5:45 PM

      Continuemos a agir assim Rafael!! Não podemos simplesmente deixar nos levar por espertos. O mais importante é conversar isso com amigos! Fazer com que eles entendam. abs

  2. 3 Geraldo Garcia 12/05/2009 às 5:19 PM

    Hahaha… Parece até que você está narrando algo que aconteceu comigo outro dia! É muita cara de pau desse povo.
    Sabe o que mais me tira do sério? A conversa mole, tentando nos engambelar e nos chamando de idiotas nas entrelinhas.
    Tenho um amigo em uma agência que respeito muito pela honestidade. Volta e meia ele me liga e fala: “Tá afim de encarar uma merda de trabalho? Aquela bosta de sempre: cliente milhonário e pão duro, agência embolsando o que pode, prazo curto e pagamento menor ainda…” Eu geralmente recuso. Isso não deixa de ser menosprezo do nosso trabalho, mas, pelo menos, não me sinto ofendido.

    Abraços.

    • 4 alessandro 12/05/2009 às 5:47 PM

      hahaha!! Esse tipo de honestidade é sempre bem vinda! De verdade aí sim eu sei que é um amigo(a)! O tipo que já olha pra você rindo e sabendo que vai pedir algo (uma bosta de trabalho), mas sabe e entende nossa posição como profissional. Em geral estes só pedem mesmo quando há uma chance real de aproveitamento direto do material ou coisa do tipo.
      Obrigado mais uma vez pela visita Geraldo!
      Abs
      alessandro

  3. 5 Daiane Souza 12/05/2009 às 5:20 PM

    É desse jeito mesmo. E tem uns que ainda dizem sorridentes “É só chegar lá e clicar”, daí sou um tanto grossa e respondo rindo também “Se é assim, pege seu celular e faça você :-)”.
    E acho que é aí que em alguns casos a ficha cai.
    Concordo que se a maioria de nós fotógrafos fizermos isso, esta cultura do jeitinho brasileiro vai cair e nossa profissão com certeza será mais valorizada.

    • 6 alessandro 12/05/2009 às 5:52 PM

      Com certeza Daiane! É importante e mínimo continuar firme com nossa posição de profissional e como disse ali em cima ao Rafael, “o mais importante é conversar isso com amigos! Fazer com que eles entendam”.

      Fazer entender a quem nos pede que não é assim que funciona, e se funcionava assim a partir de hoje não será mais.

      Polaroide é polaroide, nasceu daí o termo! Uma instantânea que a agência geralmente faz e passa para clientes. Agora uma instantânea para composite!?! Haja paciência!!

      Obrigado pela visita!
      🙂

  4. 7 Pedro França 12/05/2009 às 5:56 PM

    Alessandro, não é a primeira vez que isso acontece e também não será a última. Falo por mim, que dia ou outro infelizmente preciso passar por isso.

    Situação parecida aconteceu comigo no ano passado, quando estava fotografando o Festival Internacional de Teatro e tive a oportunidade de fotografar uma peça fantástica, com pouca repercursão no mundo porque os integrantes da peça eram todos de Israel. Dá pra imaginar!?

    A idéia inicial (que ficou acertado com a produção) é que eu faria as fotos das peças (Essa de Israel, de uma CIA de Portugal e outra da frança) e as entregaria (em média) em CD no final do festival; a diretora do espetáculo do pessoal de Israel simplesmente chegou em mim pedindo que eu entregasse em CD no dia seguinte, algumas fotos da peça em alta resolução pra ela poder divulgar em revistas internacionais (e bastante reconhecidas) de teatro e que ficaria muito feliz se eu pudesse fazer esse favor à ela.

    Não pensei 2 vezes.
    Não entreguei o CD, a produção do festival veio conversar comigo, pediu pra eu fazer as fotos mas eu não fiz.

    Lembrei do acordo que tínhamos feito (de fotografar as peças e entregar o CD com as fotos em média e nada mais), disse também que no momento, eu era o único fotógrafo profissional que poderia fazer esse serviço e que teríamos que combinar um preço, caso discordassem, aconselhei a chamar outro ‘fotógrafo’. Eles alegaram não terem verba para pagar e acabou que não fiz as fotos.

  5. 8 Pedro França 12/05/2009 às 5:59 PM

    O importante, é você nunca desvalorizar o seu trabalho.

  6. 9 ig 12/05/2009 às 7:01 PM

    achei uma imagem para ilustrar o seu post:

    http://is.gd/zhFr

    parabens pelo blog!

    [ ]s

    ig

  7. 11 danilo russo 15/05/2009 às 3:49 AM

    Ola Alessandro,
    bacana seu blog e esta sua historia. Mas tem umas duas coisas que voce coloca que não entendi muito bem.

    Primeiro voce diz que voce não conhece a agencia que te contatou, mas pela conversa parece que a ‘Ronilda’ te conheçe, ou seja que voce ja tem tido contatocom ela. Certo? Errado? Como é??

    Segundo, voce diz:
    ‘O tal modelo é um cara muito bacana, bonito e com certeza rende (e já rendeu no passado) portfólio, ‘

    Ou seja voce ja fotografou o cara?

    ‘só que no momento não é o que preciso,’

    Ou seja a questão principal é

    e mesmo que fosse o caso de usar a imagem dele para criar um material para meu portfólio eu não iria simplesmente ceder isso à qualquer agência ou cliente só porque o acordo entre o modelo e eu não envolveu dinheiro.

    Ele ganha algumas fotos e eu ganho material, justo o suficiente.

  8. 12 danilo russo 15/05/2009 às 4:23 AM

    Alessandro, bacana seu site e sua historia. Mas fiquei com duas duvidas:
    Pela conversa que rolou pelo chat você conhece esta booker, ou seja, não conhece a agencia de SP, mas ja temve contato com a booker, certo?
    Posso estar enganado, mas pelo jeito que ela pediu ‘o favor’ parece que vocês se conhecem bem, e que de repente em outros tempos vocês tinham parceria.
    Esou errado?

    Segundo, você diz que o modelo já deu bom material, ou seja você ja fotografou ele,?
    voce tambem diz,’que agora não e´o que voce precisa,’ ou seja se você precisasse não se importaria de estar fazendo este material para o SPFW sem receber?

    Outra coisa, os modelos precisam das fotos para divulgar a própria imagem, colocam no portfólio exatamente como nos fotógrafos, certo?
    Agora o modelo é na maioria dos casos representado por uma agencia. Ou seja, ao fazer o book, você já esta trabalhando indiretamente para a agencia. Sendo assim não entendo quando voce diz que:
    ‘eu não iria simplesmente ceder isso à qualquer agência ou cliente só porque o acordo entre o modelo e eu não envolveu dinheiro’.
    Como assim, você faz o ensaio para os portfólios de ambos e o modelo não pode utilizar as imagens no portfólio porque é representado pela agencia que ganha representando ele? Ou seja aonde o modelo pode utilizar as imagens produzidas no ensaio? No porta retrato, na casa dele, porque você no libera para o book que ele usa na agencia?
    ESQUISITO ISSO.
    Pergunto tudo isso porque o seu re
    lato me deixou um pouco confuso. E´ Desde sempre que fotografo entram no mercado trocando ensaio de book com modelos por quanto eu seie pela seu post me parece que você tamebm já fez isso; mas agora que você não precisa mais esta falando para todos colegas que não DEVEM aceitarem este tipo de acordo. E´isso mesmo?

    Alessandro, não me pegue a mal, não conheço você e não o estou acusando-o de nada. Cheguei ao seu blog pelo link que colocou na lista FOTOCLICK, e posso estar errado em esta minha conclusoes. Como diz antes, seu post me deixou confuso, por isso postei este comentário, para entender melhor sua posição; claro se você tiver interesse em esclarecê-la para mim.
    Abraços,

    Danilo Russo.

  9. 13 Vivi 22/05/2009 às 5:02 PM

    Meu irmão é DEZ e tem de cobrar para tudo mesmo.. De graça, só se for para tirar foto da irmã mais linda que ele tem…

    Beijos, Alê, parabéns pelo site e por seu trabalho!


Deixe um comentário

maio 2009
S T Q Q S S D
« mar   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

categorias

photos from flickr

estatísticas do blog

  • 16,855 acessos e contando...

